Tuesday, January 17, 2006

Tudo o que é demais faz mal

Essa frase do título era uma espécie de epiteto que meu pai usava para tudo. Qualquer coisa que fizessemos de errado, já sabiamos, lá vinha a frase: "Tudo o que é demais faz mal". A regra dourada do caminho do meio, do caminho da moderação, o caminho preconizado por Chilon, o grego, que também ensinava que "a sabedoria está na moderação".

Vivemos numa sociedade extremada, que não aprendeu o caminho da moderação, fugimos de um ponto, fugimos de um erro, pendendo para o ponto diametralmente oposto a ele; os resultados desse tipo de atitude quase sempre são catastróficos. E vamos pagando o preço por nossas decisões erradas. Há também um entendimento equivocado por parte de alguns; o fato de um valor ser positivo, não significa que o seu excesso seja benéfico.

Aqui no Brasil no convivemos com isso. Este caos na segurança é um exemplo claro disso. O entendimento errôneo de que a liberdade deve ser levada ao seu extremo - certamente porque em passado recente viemos do outro extremo - trouxe uma sensação geral de impunidade. Liberdade sem responsabilidade resultou no que resultou: descontrole, caos, baderna, criminalidade generalizada.

E este é somente um exemplo, se comete o mesmo erro em relação a muitos outros valores que, embora importantes, alguns até vitais, não podem ser considerados da forma extremada como normalmente o são. Enquanto não aprendermos a seguir o caminho do bom senso, vamos sempre viver dessa forma, num movimento pendular e aos sobressaltos.

No comments: