Friday, April 14, 2006

Abril de tantas revelações!

Essa será uma páscoa de grandes revelações, acho que o tempo do verbo até está mal empregado, nem é mais uma questão de futuro, esta já é uma páscoa de grandes revelações. No campo religioso essa bomba da revelação do novo evangelho, o Evangelho Segundo Judas, que transforma aquele que ficou conhecido como o apóstolo traidor em figura mais importante no plano salvífico do Criador.

Abstraindo todo o óbvio interesse comercial da National Geographic, já que essa história vai render dvds, revistas, filmes, e muito etc, a revelação não deixa de ser bombástica - partindo do princípio de que os textos são autênticos e confiáveis, o que parece ser a próxima batalha que se instalará. O próprio Papa já se antecipou a ela e declarou que Judas continua sendo o velho Judas traidor de sempre.

A outra revelação, não menos bombástica para nós brasileiros, e aqui vale fazer um parenteses para dizer que não deveria se constituir em novidade uma prática corriqueira como essa, se refere ao episódio Suzane von Richtofen e "a encenação do seu sofrimento para as cameras" montada pelos seus advogados. Essa revelação eu coloco no mesmo nível da feita há pouco pelo rapper MV Bill, Falcão e os meninos do tráfico, parece que a nossa sociedade só descobriu ali que os menores favelados trabalham para o tráfico.

No episódio da filha patricida restou estranha, não a armação da entrevista em si, mas a reação popular a essa armação, como se não soubessem que isso ocorre a toda hora nesse país. Achei interessante a reação "espantada" da OAB dizendo que iria investigar e punir os advogados pelo comportamento. Ora senhores, não sejamos hipócritas, se é certo que o comportamento é antiético, para punir os culpados seria necessário punir quase todos os seus associados. Qual advogado não orienta o modo do seu cliente se comportar - inclusive de se vestir, de falar, de sentar, etc - para impressionar os jurados, para impressionar a audiência?

Como se pode ver esse abril tem sido um mês de muitas revelações. Ei! O mês ainda não terminou, esse governo cheio de segredos, quem sabe se...

No comments: