Monday, May 22, 2006

Sem jeito

Acho que a maioria gosta de colocar imagens naquilo que publica, uma forma de ilustrar, e de suaviazar, amenizar o texto, para que não fique somente "a aridez daquela montanha de letras". Eu também gosto, estou nessa maioria, mas existe alguns senões: a dificuldade de se conseguir uma imagem pertinente ao que se está escrevendo, pelo menos eu acho que a imagem, além de suavizar a aridez do texto, deve acrescentar algo; que além de encontrar essa imagem também esteja liberada, que seu uso não infrinja nenhum copyright - acho que essa é a parte mais difícil -; finalmente pela limitação de espaço de armazenamento de alguns locais onde você publica.

Sei que existe a possibilidade de hospedar as imagens em um - ou mais - local diferente do blog, e eu até faço isso algumas vezes, mas sempre existe um risco do blog carregar e as imagens não, ficando aqueles esqueletos faltantes horríveis na apresentação do seu blog - além de não somar positivamente, fica como um ponto negativo. Claro que tudo isso é problema de blogueiro pobre, todos esses problemas são resolvidos com dinheiro, isto é, como sempre não há nada que o dinheiro não compre, Para quem não tem o jeito é tentar ser criativo.

Saídas? Existem lugares onde é possível conseguir imagens com Copyright Free, um deles é a Wikimédia, a parte com recursos de multimédia da enciclopédia Wikipédia. Diminuir o tamanho em pixels e em kb das imagens para tentar hospedá-las junto com o seu blog, evitando os esqueletos - melhor ter pequenas imagens, thumbnails, do que não ter nada. Caprichar no texto! Não há nada que um bom texto não possa substituir!

No comments: