Saturday, August 26, 2006

Equação impossível

Todos sabiam que a fúria exportadora do país não era uma amostra de uma economia saudável. O normal nos mercados saudáveis é que os excessos de produção sejam direcionados para o mercado externo. No nosso caso o que ia para fora era o que não era consumido pelo mercado interno por falta de poder aquisitivo. Ou alguém imagima que estamos exportando veículos porque não há carência de unidades novos no mercado interno? Ou que estão sobrando sapatos? Carne? Móveis? Roupas?

Você acaba com a demanda com o empobrecimento da classe média - para financiar, através da sangria dos impostos a classe dos menos favorecidos - e, ao mesmo tempo, cria um falso excesso de produção que é ocasionalmente direcionada para o mercado externo - um mercado sujeito a oscilaçõe e que não garante o funcionamento continuo e efetivo da indústria! Simples assim. Com a valorização cambial da moeda, cessam as exportações e você quer se voltar para um mercado inexistente: o interno, que está morto. Kaputz!

Agora a Volkswagen anuncia o fechamento de uma das sua unidades fabris. As fábricas de sapatos e a moveleira no Rio Grande do Sul está quase exterminada. Por que será que isso está ocorrendo? Os arautos das maravilhas do crescimento do País, o pessoal do PT não vive alardeando melhoras? Aonde estão essas melhoras? Se aproveitaram de um período de vacas gordas da economia mundial e realizaram um crescimento pífio de 2,5%. E se a crise americana vier para ficar aonde nós vamos parar?

Talvez nós consigamos sobreviver com os novos mercados que o presidente Lula abriu na África. Putz!

No comments: