Monday, November 13, 2006

Os irmãos Fú - a moral transversa

Fuman Fu e Siman Fu eram dois irmãos siameses, chineses, e ótimos fregueses da padaria do meu avô. Todos os dias Fuman e Siman ia - ou devo dizer que iam? Pois ele eram dois - até a padaria do meu avô para comprar um pão. E todos os dias o ritual era o mesmo, Fuman queria um pão doce e Siman um salgado, então começavam a discussão: - Doce! - Salgado! - Doce! - Salgado! - Doce! - Salgado! - Doce! - Salgado! - Doce! - Salgado!

O pior de tudo, além dessa monotona de doces e salgados, era que sempre a discusão acabava em vias de fato. Fuman, utilizando a mão esquerda do corpo único, espancava a cabeça de Siman; este, por sua vez, utilizando da mão direita do corpo único, espancava a cabeça de Fuman.

Meu avô, cansado daquele ritual, criou o chamado pão da fraternidade, um pão que era metade doce e metade salgado. Quando no outro dia, Fuman e Siman começaram com a lenga-lenga, meu avô interveio e apresentou aos dois o pão da fraternidade. Fuman olhou para Siman, Siman olhou para Fuman e quem se fú foi meu avô: os dois nunca mais voltaram a padaria.

No comments: