Saturday, October 25, 2008

Insônia


Madrugada de domingo e eu insone sentado na frente do pc. Vejo as notícias com um certo desinteresse motivado pela certeza que só vou ter mais do mesmo: crise financeira mundial, eleições municipais nas grandes capitais, violência generalizada no Brasil, muita gente dizendo que aqui as coisas vão de bem a melhor. Vão? Aonde?

Minha discrepância é justamente com essa "visão otimista", não sei dizer se só das autoridades, da mídia - que precisa vender, ou porque nós somos mesmo os eternos otimistas de sempre. Fico me sentidindo como o pessimista dos pessimistas, parece que só eu consigo ver o que a maioria não vê, ou. quem sabe?, ando vendo demais.

Pego alguns dos pontos que definem uma sociedade evoluída: educação, segurança, saúde, transportes, justiça, etc, e os indicadores não são bons; apresentam deficiências graves em cada um desses segmentos. A segurança não existe, a justiça é lenta e ineficiente, as estradas são péssimas, o sistema único de saúde está marcando consultas para daqui a dois anos, a educação continua formando analfabetos funcionais.

Enquanto isso nosso presidente acumula índices recordes de aprovação. Soa como se houvesse uma separação entre quem governa e aquilo que o governo - governado por quem governa! - apresenta de resultados. Somos maltratados e adoramos aqueles que nos maltratam. Faz algum sentido pra você?

Muitos dizem que já foi pior. Consolo pequeno, tudo bem, acho que sou eu mesmo, eu e o meu pessimismo. Ou, quem sabe?, só o mau humor provocado por essa insônia... 

No comments: